quarta-feira, 30 de abril de 2008

Paixão platónica por uma personagem fictícia

Bem, este foi o tema de uma crónica que fiz para uma cadeira. Devo confessar que tive medo que a professora me mandasse internar num manicómio quando lesse tal coisa. Mas não. Ela até gostou. É bom saber que a minha loucura até pode ser útil. Aqui fica:

"Olá, o meu nome é Selene e estou apaixonada por uma personagem fictícia". Se existisse uma associação de “delirantes anónimos” (serei a única a notar a contradição entre a palavra "anónimos" e a necessidade de apresentação? Adiante...) seria desta forma que me apresentaria. Sim, é verdade, apaixonei-me por alguém que não existe a não ser na minha imaginação. Vocês, meus caros leitores, são livre de duvidar da minha sanidade mental. Eu própria faço isso constantemente. Porque sou a primeira a admitir. Ninguém em sã consciência revela este lado obscuro da sua personalidade. O problema é mesmo esse. Não tento sequer esconder. Revelo a quem quiser ouvir-me (e mesmo a quem não quer) os delírios com ele; falo até à exaustão (dos outros, claro, que eu cá nunca me canso) desse meu amor platónico; enalteço constantemente o quão perfeito ele é… enfim, os sintomas típicos da paixão.

Agora, surge o ponto fulcral deste discurso, a identidade da personagem que faz palpitar o meu coração. Pois bem, vou revelá-la antes que a (pouca) dignidade que me resta seja arruinada. Mal de mim se o objecto da minha afeição for confundido com uma personagem dos “Morangos com açúcar” ou algo do género. Não… Edward Cullen é muito mais do que uma personagem dos “morangos”. Edward Cullen é o herói masculino de uma série de livros criados por Stephenie Meyer. É também o nome da personagem que me faz sonhar.


São muitas as moças que vêm ter comigo à procura de alguém com quem possam desafogar as mágoas. Queixam-se de como sentem a falta de um namorado, dos mimos, de andar de mão dada na rua… A essas eu respondo: “para que preciso eu de um namorado, quando tenho o Edward Cullen?”. Elas olham-me de lado sem perceber. Mas é mesmo essa a questão. Mesmo sendo fruto da imaginação de alguém, que importa isso se a pessoa é feliz? Se, de uma maneira estranhamente distorcida, encontra ali a sua âncora de lucidez? Não vejo qualquer problema nisso, mesmo sendo suspeita para falar. No fim de contas acaba por ser uma paixão como outra qualquer.


Certamente que já tenho idade para ter juízo, e estas “patetices” já não são vistas com bons olhos. Mas, hey, uma rapariga pode sonhar! E há algo melhor do que o mundo dos sonhos, o mundo perfeito que criamos e moldamos à nossa vontade?

5 comentários:

Anónimo disse...

Não há nada melhor que o nosso mundo secreto de sonhos e fantasias, submisso às nossas vontades e desejos...mas tem cuidado não te percas nele, se não nunca mais regressas a este mundo, que por mais distorcido que seja, é o mundo onde vivemos...

Sara S. disse...

Gostaria de dizer que este é um optimo blog, e que, caso seja permitido, eu adicioná-lo-ei à minha lista. :)
Gostei do texto, pois está bastante bem escrito. Realmente, se uma pessoa não se contenta com a realidade, qual é o mal de sonhar? Isso ninguém nos pode tirar. Um beijinho

Menina Ochoa disse...

Desde oh meu santo Edward, ao "ele é o meu Edward", e ao devaneio do quero ser atropelada por um Shiny Volvo, já tudo se ouviu da boca desta menina sobre este homem perfeito... (se calhar é perfeito porque não existe em carne e osso!lol)
Mas é bem verdade que perdermo-nos no mundo dos sonhos é bom... muito bom...e uma paixão platónica destas só faz bem... hehe
Até nos pôs a divagar lá em casa, quais eram as nossas paixões platónicas!
E tu, tens a tua paixão platónica?

As Marotas disse...

Te entendo.... espero que meu namorado não saiba que comentei aqui.
O que nós mortais podemos fazer se Edward é tão assustadoramente, desumanamente, intensamente, deslumbrantemente, cinicamente atraente, encantador e lindo?
Tem uns videos no meu blog. depois passa lá

As Marotas disse...

Te entendo.... espero que meu namorado não saiba que comentei aqui.
O que nós mortais podemos fazer se Edward é tão assustadoramente, desumanamente, intensamente, deslumbrantemente, cinicamente atraente, encantador e lindo?
Tem uns videos no meu blog. depois passa lá

Ah.. esqueci que estava com esse profile...
meu blog é
www.aninhasimplesmente.blogspot.com